Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) são uma estrutura especializada de apoio e de orientação educativa, criados pelo Decreto-Lei nº 190/91 de 17 de Maio.

Neste agrupamento são constituídos por uma psicóloga, que exerce a sua ação regendo-se pelo código ético e deontológico aplicável à sua área profissional, com regulação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Destinatários

  • Alunos do agrupamento;
  • Pais/Encarregados de Educação;
  • Diretores de Turma /Professores e pessoal não docente;
  • Outros profissionais que trabalhem em articulação com a escola.

Domínios de Intervenção

Avaliação Psicológica e psicopedagógica

  • Avaliação do desenvolvimento e funcionamento cognitivo, das competências escolares e das competências pessoais e sociais, de modo a definir as estratégias educativas e apoios especializados adequados.

 Apoio psicológico e psicopedagógico

  •  Promoção do sucesso escolar identificando dificuldades de aprendizagem ou de adaptação escolar e necessidades que estão na base de problemas de aprendizagem, explorando estilos de aprendizagem e promovendo o desenvolvimento de competências para o estudo e fomentando o treino para o trabalho autónomo e a motivação para o estudo.
  • Intervenção com alunos que apresentem dificuldades na resolução de problemas, de adaptação/integração social, no relacionamento interpessoal/emocional, problemas comportamentais, baixa auto estima e outros.
  • Acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais, ao abrigo do Decreto-Lei nº3/2008 de 7 de Janeiro, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, sendo definidas estratégias educativas e apoios especializados adequados.

Desenvolvimento de ações de orientação escolar e profissional

  •  Apoio aos alunos nas escolhas que permitam a construção do seu projeto de vida, através da promoção do autoconhecimento ao nível das características pessoais, dos valores, dos interesses e capacidades;
  • Informação sobre os diferentes percursos formativos e dos vários referenciais relativos à profissão e à empregabilidade.
  • Destina-se prioritariamente aos alunos de 9ºano, sendo no entanto, acompanhados todos os alunos que necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais. 

Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa

  • Intervenção articulada com os vários intervenientes da Comunidade Educativa, bem como, outras entidades e serviços da comunidade envolvente.

Como aceder ao SPO

O pedido de encaminhamento para o SPO pode ser feito pelo aluno, mediante contacto direto com a psicóloga ou através do diretor de turma, pelo conselho de turma, diretor de turma, professor titular de turma, e educadoras. Poderá igualmente ser formulado pelos pais ou encarregados de educação ou outros elementos da comunidade educativa.

Os pedidos devem fazer-se através do preenchimento de uma Ficha de Encaminhamento própria a solicitar ao diretor de turma, anexando todos os documentos que contribuam para a clarificação da situação do aluno.

Horário de funcionamento

A aguardar novo horário