Não use combinações óbvias para as suas passwords

Escolha uma password que seja simultaneamente fácil de decorar mas difícil de descobrir. Evite usar o seu nome, data de nascimento, clube ou cor preferida, ou uma palavra simples do dicionário. A título de exemplo, as combinações 123456, "password", "benfica", ou "ronaldo" ilustram bem o que seria uma péssima escolha para uma password.

NUNCA  opte por definir a password com uma combinação semelhante ao próprio endereço ou composta por caracteres seguidos no teclado e sequências alfanuméricas óbvias.

Exemplos a evitar: 123456, 333333, "teste123" ou "qwerty".

Truques simples para criar passwords seguras

Para aumentar o grau de segurança de uma password, opte por um maior número de caracteres e combine os 4 tipos de caracteres disponíveis:

- Letras minúsculas: abcdefg...

- Letras maiúsculas: ABCDEF...

- Números: 12345...

- Caracteres especiais: !"#$%&...

As passwords muito seguras e fáceis de memorizar passam por ideias simples

Pense numa frase que lhe diga algo. Ex: "Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso". Memorize apenas as iniciais de cada palavra -  "Tagpcpsc,mpsrd" - e substitua as letras pelos números parecidos (s5, e3, o0). Ficará com a password "Tagpcp5c,mp5rd".

Altere as suas passwords com frequência

Altere a password com frequência e não a memorize nos browsers. Pode poupar algum tempo e trabalho nos logins, mas qualquer pessoa com acesso ao computador terá acesso à password e consequentemente às suas contas.

Use uma password diferente para cada serviço

Evite usar a mesma password para vários serviços. Se a segurança de um deles falhar, estará a comprometer todos os outros serviços.

Não comunique a sua password a terceiros

Não divulgue as suas passwords a terceiros, especialmente se o solicitarem por e-mail ou qualquer outro meio. Mesmo que o pedido seja efectuado por um "funcionário" do Agrupamento, tenha sempre presente que não necessitamos saber a sua password, nunca tal lhe será solicitado pelos nossos serviços, pelo que qualquer pedido que receba nesse sentido é falso. Caso seja mesmo necessário será lhe socilitada pessoalmente.

Não anote a password em papéis, no computador ou na lista de contactos do seu telemóvel. Uma password facilmente memorizável é mais segura. Em caso de perda, intrusão ou roubo, a password ficará acessível a terceiros.

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Enquadramento

A Educação Especial visa a criação de condições para a adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação, num ou em vários domínios da vida. Limitações decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de caráter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, de aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social. Face às limitações evidenciadas pelos alunos são mobilizados os serviços especializados para promover o potencial de funcionamento biopsicossocial dos alunos.

Objetivos

A educação especial tem por objetivos a inclusão educativa e social, a promoção da equidade educativa pela igualdade educativa no acesso e sucesso educativo dos alunos; a promoção da autonomia e estabilidade emocional dos alunos; a preparação para o prosseguimento de estudos ou, para uma adequada preparação para a vida pós escolar ou profissional.

Modalidades Específicas de Educação Especial

O Agrupamento de Escolas é um Agrupamento de Referência para a educação de alunos, dos 10 aos 18 anos de idade, com multideficiência e surdocegueira congénita.  

Constituem objetivos da Unidade de Apoio Especializada à Multideficiência (art.º 26.º do Decreto-lei n.º3/2008, de 07.01):

  • - Promover a participação dos alunos com multideficiência nas atividades curriculares, entrosando com os seus pares de turma;
  • - Aplicar metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares visando o desenvolvimento e a integração social e escolar dos alunos;
  • - Assegurar os apoios específicos ao nível das terapias, da psicologia, da orientação e da mobilidade;
  • - Proceder às adequações curriculares necessárias;
  • - Organizar o processo de transição para a vida pós escolar;
  • - Assegurar a participação dos pais / encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem.

Referências legislativas

Lei n.º 21 de 2008, de 12 de Maio

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