1. Faça login no Google Sala de aula com sua Conta do Google.

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  2. Na parte superior, clique em Menu Menu.

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  7. Digite sua senha atual e clique em Próxima.
  8. Digite a nova senha. Recomendamos criar uma senha com pelo menos oito caracteres. Por quê?
  9. Digite sua nova senha mais uma vez e clique em Alterar senha.   

Esqueci minha senha

  • Se és aluno de uma escola que usa o G Suite for Education: pede ao teu professor para entrar em contato com o administrador para redefinir sua senha, através do sistema de ticket | Suporte TIC ou email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Se é professor de uma escola que usa o G Suite for Education: entre em contato com o administrador através do sistema de ticket | Suporte TIC ou email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para redefinir a sua senha.

 

 

 

Manuais (pdf) para configurar a rede sem fios Minedu nos seguintes Sistemas Operativos:

1) Windows 7
2)Windows 8 e 8.1
3) Windows 10
4) Mac (indisponível)
5) Android
6) IOS (indisponível)
7) Windows Phone (indisponível)

 

- Caso possua conta pessoal deverá autenticar-se com essa conta pessoal fornecida.

Nota: Tenha em atenção que no ano letivo 2017/2018, a password para a rede sem fios foi alterada, estando afixada nos diversos locais do Agrupamento.

O que é um incidente de segurança informática?

Entende-se como incidente de segurança, uma acção ou conjunto de acções desenvolvidas contra um computador ou rede de computadores que resulta, ou pode resultar, na perda da confidencialidade, integridade ou desempenho de uma rede de comunicação de dados ou sistema. Para perceber melhor o que são incidentes de segurança, consulte a nossa classificação de incidentes.

Modo de Proceder

Para reportar um novo incidente de segurança o utilizador deve abrir:

ABRIR NOVO TICKET

(escolher nos Tópicos de Ajuda - Comunicar Incidente Informático)

Na descrição o utilizador deve descrever com detalhe o incidente de segurança em causa dando relevância para a seguinte informação que permite responder mais rápido ao processo:

  • Estabelecimento de Ensino;
  • Pavilhão e Sala, Identificação do computador;
  • Informar se o equipamento é do Agrupamento ou pessoal;
  • Máquina(s) afectada(s);
  • Sistema Operativo;
  • Aplicações em uso (se aplicável);
  • Tipo de ataque (Consulte aqui os tipos de ataques);
  • Áreas comprometidas.


Após o envio do Ticket o sistema irá gerar uma mensagem automática de resposta com o número de ticket atribuído ao incidente do utilizador. Em contactos futuros sobre este incidente o utilizador deve manter o número de ticket no campo de assunto da mensagem.

Todas as mensagens de resposta à submissão do incidente, tais como avanços na análise do processo, serão enviadas para o remetente da mensagem inicial após análise da Equipa TIC.

Classificação de incidentes do CERT.PT

O método de classificação pressupõe que cada incidente seja caracterizado por um único tipo de incidente. Caso um incidente resulte em mais do que uma violação de segurança, deve ser utilizada como classificação a mais grave. De seguida apresenta-se uma lista de violações de segurança, ordenada de forma decrescente por grau de severidade:

Quebra de segurança

 

Descrição

 

 

 

 

Falsidade informática

Alegada intenção de provocar engano nas relações jurídicas, introduzir, modificar, apagar ou suprimir dados informáticos ou por qualquer outra forma interferir num tratamento informático de dados, produzindo dados ou documentos não genuínos, com a intenção de que estes sejam considerados ou utilizados para finalidades juridicamente relevantes como se o fossem. Inclui a mistificação de sites Web para roubo de credenciais e a distribuição de mensagens de correio electrónico de phishing

Interferência em

sistema informático

Alegada acção intencional e não autorizada ou a tentativa de impedir ou interromper gravemente o funcionamento do sistema informático, introduzindo, transmitindo, danificando, apagando, deteriorando, alterando, suprimindo ou tornando inacessível qualquer componente de software ou hardware. Inclui os ataques de negação de serviço.

 

Acesso ilegítimo

a sistema informático

Alegado acesso ou tentativa de acesso intencional e não autorizado à totalidade ou a parte do sistema informático. Inclui roubo de informação, nomeadamente segredo comercial, industrial ou dados confidenciais protegidos por lei.

 

Interferência em dados

O acto intencional e não autorizado ou a tentativa de apagar, danificar, deteriorar, alterar, suprimir ou tornar inacessíveis dados do sistema informático. Inclui malware e distribuição do mesmo por correio electrónico.

Recolha não

autorizada de informação

sobre sistema informático

O acto intencional e não autorizado de reunir informação sobre redes e sistemas informáticos.

 

Violação de direitos de autor

Alegada violação de direitos autorais, independentemente dos conteúdos serem constituídos por informação, código fonte, projectos gráficos ou quaisquer outros elementos do sistema informático protegidos por direitos de autor.

Mensagem de

correio electrónico

não solicitada

Alegada recepção/envio  de mensagens de correio electrónico não solicitadas, quer sejam produzidas para efeitos de marketing directo ou sem motivação aparente. Não inclui distribuição de malware ou ataques de phishing.

Vírus / Malware

Alegadamente o computador poderá estar infectado por algum tipo de vírus ou malware.

Outra violação de segurança

Outra alegada violação (da política) de segurança informática.


Quanto ao método de ataque, a classificação do incidente pode e deve ser feita listando a combinação de métodos de ataque conhecidos. De seguida apresenta-se um conjunto de categorias de métodos de ataque:

 

Método de ataque

 

Descrição

 

Ataque físico

Acesso físico a sistema de informação ou outro equipamento

Vulnerabilidade do

sistema operativo

Exploração de vulnerabilidade em sistema operativo

Vulnerabilidade de aplicação

Exploração de vulnerabilidade em aplicação (eg. Apache, Acrobat reader, etc.)

Vulnerabilidade de serviço Web

Exploração de vulnerabilidade em serviço web em linha (eg. SQL injection, CSS, etc.)

Brute-force password attack

Tentativas de acesso ilegítimo - automatizadas, sistemáticas e em número elevado - em que o atacante recorre a dicionários, algoritmos de decifração ou outras ferramentas informáticas para descobrir a password.

Tentativa de login

O atacante tenta descobrir ou contornar a password sem procurar exaustivamente. Habitualmente são experimentadas passwords fracas como “administrador”, “administrator”, “admin” ou “root”.

e-mail flood

Envio massivo (directo ou indirecto) de mensagens de correio electrónico par um ou mais alvos.

Packet flood

Envio massivo de pacotes IP ou ICMP para um ou mais alvos.

Distribuição de malware por e-mail

Envio de mensagens de e-mail contendo código malicioso.

 
Distribuição de malware via webAlojamento de código malicioso em site web.
e-mail scamEnvio de mensagem de e-mail configurando uma burla (eg. nigerian scam).
Outro tipo de engenharia socialRecolha e utilização de informações sobre a vítima para melhorar o nível de sucesso de um ataque (eg. envio de e-mail mistificado por forma a levar a vítima a acreditar na sua autenticidade).
Man-in-the middleO atacante faz-se passar por interlocutor de uma comunicação ou transação ganhando acesso à informação trocada entre os reais intervenientes.
Outro método de ataqueQualquer outro método de ataque não listado.

Como é que a informação que eu envio vai ser usada?

A informação recebida é usada no tratamento do incidente no estrito respeito pelas leis vigentes de privacidade e protecção de dados pessoais. Informação de dados pessoais não é libertada a terceiros e, em caso de real necessidade, é solicitada à pessoa/entidade relatora uma autorização expressa para o efeito. Para mais informação, consulte a nossa política de privacidade e protecção de dados.

Contactos

Disponibilidade:24 horas por dia
Atendimento:09:00 - 18:00
+ INFO
E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone:259 419 340
Fax: 
 

Localização:

Direção da Escola Secundária
Gabinetes PTE/TIC
Equipa:Equipa TIC

Equipa TIC

Atualizado a 21/06/2018

 

Questões técnicas do Portal do Agrupamento e Plataformas/Serviços Online

  • Responsável: Equipa TIC
  • Email:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Comunicar anomalias técnicas, erros, dificuladdes relacionados com o site

  • Para a comunicação de anomalias técnicas ou para qualquer outro tipo de dificuldade relacionada com a utilização do site, preencha por favor o formulário para este efeito.

 

 

 

 

O Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, é responsável pelo site www.avpa.pt adiante designado por Portal do Agrupamento, e compromete-se a garantir a privacidade dos dados pessoais recolhidos e/ou transmitidos online. A segurança e a privacidade dos dados dos visitantes/utilziadores do Portal do Agrupamento são aspectos que assumem para o organismo uma importância crucial.

Por favor, leia o texto que se segue, para compreender e tomar conhecimento da forma como as informações que disponibilizar serão tratadas pelo Agrupamento. O Agrupamento reserva-se o direito de alterar a política de privacidade, pelo que se aconselha a leitura regular deste documento. Estes textos reproduzem fielmente a política de privacidade seguida pelo Portal do Agrupamento.

No presente documento, poderá encontrar a resposta às seguintes questões:

  1. Qual é a informação que é recolhida sobre os visitantes e utilizadores?
  2. Qual é a entidade responsável pela recolha da informação?
  3. O que são cookies e como é que o Portal do Agrupamento os utiliza?
  4. Como é que a informação recolhida é utilizada?
  5. Que procedimentos de segurança tem o Portal do Agrupamento, que garantam ao visitante/utilziador a protecção dos seus dados contra o acesso, a alteração ou a destruição não autorizada?
  6. De que forma pode o visitante/utilizador corrigir ou eliminar as informações que facultou previamente ao Portal do Agrupamento?
  7. Outras questões de que deverá ter conhecimento sobre a política de privacidade do Agrupamento.

Se tiver qualquer dúvida sobre alguns dos pontos aqui apresentados, agradecemos que nos comunique por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou para a morada do Agrupamento.

  1. Qual é a informação que é recolhida sobre os visitantes/utilizadores registados?

    Para que se possa tornar um utilizador registado o é necessário proceder ao acto de registo, através do preenchimento do formulário que se encontra disponível online no respectivo sítio electrónico (site), na morada www.avpa.pt, ou através de outros mecanismos, como sincronização do AD.

    A informação recolhida é a necessária para assegurar a identidade do utilizador. O fornecimento dos dados solicitados no acto de registo do Portal do Agrupamento é obrigatório para que o utilizador possa utilizar os serviços disponíveis.

    No acto de registo, a informação que o utilizador disponibiliza tem por objectivo a prestação de um serviço mais adequado às suas características e necessidades e ao envio de informações relacionadas com a utilização dos serviços prestados pelo Agrupamento.

    O utilizador poderá actualizar as informações por si fornecidas, sempre que quiser e com total autonomia, na área “Minha conta" após efectuar o seu login, mediante a introdução do seu nome de utilizador e da sua palavra-chave.

    As operações de fornecimento de dados pessoais estão devidamente protegidas. Toda a informação é encriptada e gerida com as mais avançadas ferramentas de segurança e encriptadas.

  2. Qual é a entidade responsável pela recolha da informação?

    O Agrupamento é o único responsável pela recolha de dados pessoais efectuada no Portal do Agrupamento. Sempre que o utilizador termine a utilização deste serviço, o Agrupamento não assume qualquer responsabilidade pela informação recolhida fora das respectivas páginas electrónicas deste.

  3. O que são cookies e como é que o Agrupamento os utiliza?

    Para poder prestar um serviço personalizado , o Portal do Agrupamento utiliza cookies para recolher e guardar informação. Um cookie é um pequeno ficheiro informativo que é enviado do servidor do Portal do Agrupamento para o browser do utilizador e armazenado no respectivo computador. Estes cookies serão apenas utilizados pelo Portal do Agrupamento e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

    - permitir ao Portal do Agrupamento saber quem é o visitante/utillizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

    - estimar os níveis de utilização dos serviços. A cada leitor corresponde um cookie individual, garantindo desta forma a privacidade e a segurança dos dados. A apresentação dos dados estatísticos é feita de uma forma agregada e não individual, não permitindo a identificação do leitor. Desta forma, é possível avaliar o desempenho do Portal do Agrupamento numa perspectiva de actualização e melhoria constantes, para que se possa satisfazer os gostos e as necessidades do utilizador.

  4. Como é que a informação recolhida é utilizada?

    A informação recolhida servirá apenas para os seguintes propósitos:

    - elaboração de estatísticas que permitam perceber como o Portal do Agrupamento poderá melhorar o nível de serviços que presta e, dessa forma, corresponder mais eficazmente às expectativas dos leitores;

    - aumentar o nível de personalização dos serviços para que se adeqúem, na maior medida possível, aos gostos e preferências dos utilizadores.

    Os dados pessoais fornecidos pelo utilizador serão utilizados exclusivamente para fins ligados à execução e tratamento de dados com o Portal Agrupamento.

    As comunicações de dados serão feitas mediante prévio consentimento dos titulares dos dados.

    O Portal do Agrupamento não procederá à venda, aluguer, partilha ou oferta dos dados fornecidos pelos seus utilizadores, excepto nas situações previstas na presente política de privacidade.

  5. Que procedimentos de segurança tem o Portal do Agrupamento que garanta aos utilizadores a protecção dos seus dados contra o acesso, a alteração ou a destruição não autorizada?

    O Portal do Agrupamento toma todas as precauções necessárias e legalmente exigidas para garantir a protecção da informação recolhida junto dos seus utilizadores através do Portal do Agrupamento. Estas precauções garantem a segurança online e offline dessa informação.

    Sempre que seja recolhida ou utilizada informação sensível, os dados serão encriptados através de SSL.

    Graças ao protocolo SSL (Security Sockets Layer), 128 bits, que protege a transmissão de todos os dados sensíveis pela Internet, toda a informação é tratada com o máximo de segurança. A sua privacidade é assegurada e o risco de intercepção de dados durante a comunicação é completamente anulado.

    Se tiver alguma questão a colocar-nos sobre a segurança e privacidade que o Portal do Agrupamento lhe garante, entre em contacto para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por correio para a morada do Agrupamento.

  6. De que forma pode o utilizador corrigir ou eliminar as informações que facultou previamente no Portal do Agrupamento?

    No âmbito das condições de utilização do Portal do Agrupamento e de todos os seus serviços, o utilizador compromete-se a fornecer e a manter actualizados e verdadeiros todos os seus dados pessoais. Por sua vez, o Portal do Agrupamento garante ao utilizador a possibilidade de corrigir e actualizar os seus dados através da opção “Minha conta”, disponível no Portal do Agrupamento (http://www.avpa.pt). Para eliminar os seus dados, o utilizador deverá contactar o Agrupamento por email ou via postal (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através da morada do Agrupamento).

  7. Outras questões de que deverá ter conhecimento sobre a política de privacidade do Portal do Agrupamento?

    Hiperligações (Links)

    O Portal do Agrupamento contém hiperligações (links) para outros sítios electrónicos (sites). O Agrupamento não se responsabiliza pelas políticas de privacidade desses mesmos sítios electrónicos. Recomenda-se aos leitores do Portal do Agrupamento que, quando acedam a outros sítios electrónicos, consultem as páginas que, dentro desses sites, se refiram às suas políticas de privacidade. Este texto refere-se apenas à política de privacidade aplicável ao Portal do Agrupamento.

    Alteração de Condições de Utilização do Portal do Agrupamento

    Sempre que houver uma alteração das condições de utilização do Portal do Agrupamento, designadamente nas Condições de Serviço ou na Política de Privacidade, o Portal do Agrupamento enviará um email aos seus utilizadores registados.

    Autorização para Utilizações Diversas

    Se o Agrupamento pretender utilizar os dados dos seus utilizadores para finalidades distintas daquelas para as quais recebeu autorização inicial dos leitores, solicitará uma nova autorização dos utilizadores para essa utilização específica.

    Comissão Nacional de Protecção de Dados

    Os dados pessoais recolhidos são integrados numa base de dados que se encontra devidamente regularizada junto da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) e que cumpre a legislação portuguesa sobre o tratamento de dados pessoais.

  8. Para mais informações contactar através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

 

O que são cookies?

“Cookies” são pequenas etiquetas de software que são armazenadas no seu computador através do navegador (browser), retendo apenas informação relacionada com as suas preferências, não incluindo, como tal, os seus dados pessoais.
 

Para que servem os Cookies?

Os cookies servem para ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações dos seus websites, permitindo uma navegação mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.
 

Que tipo de cookies utilizamos?

Existem dois grupos cookies que podem ser utilizados:

Cookies permanentes: são cookies que ficam armazenados ao nível do browser nos seus equipamentos de acesso (PC, mobile e tablet) e que são utilizados sempre que faz uma nova visita a um dos nossos websites. São utilizados, geralmente, para direcionar a navegação aos interesses do utilizador, permitindo-nos prestar um serviço mais personalizado.

Cookies de sessão: são cookies temporários que permanecem no arquivo de cookies do seu browser até sair do website. A informação obtida por estes cookies serve para analisar padrões de tráfego na web, permitindo-nos identificar problemas e fornecer uma melhor experiencia de navegação.

Para que fins utilizamos cookies? 

Cookies estritamente necessários
Permitem que navegue no website e utilize as suas aplicações, bem como aceder a​ áreas seguras do website. Sem estes cookies, os serviços que tenha requerido não podem ser prestados.

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São utilizados anonimamente para efeitos de criação e análise de estatísticas, no sentido de melhorar o funcionamento do website.

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Medem o sucesso de aplicações e a eficácia. Podem também ser utilizados no sentido de personalizar um widget com dados do utilizador.

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Todos os browsers permitem ao utilizador aceitar, recusar ou apagar cookies, nomeadamente através da seleção das definições apropriadas no respetivo navegador. Pode configurar os cookies no menu “opções” ou “preferências” do seu browser.

Note-se, no entanto, que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

 

 

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