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A nova ferramenta Estado / Ocorrências dos Serviços Informáticos, é um painel onde qualquer utilizador pode ver o estado de cada serviço com alertas em caso de:

- Não existem problemas
Serviço interrompido
- Serviço inoperacional

G Suite Status Dashboard: (site externo)

Parque informático: OK

Rede: OK

Portal do Agrupamento: OK

Sistema de Ticket TIC: OK

GIAE Online: OK


MELHORIAS PLANEADAS E OCORRÊNCIAS DE ANOMALIAS / AVARIAS

Melhorias​ planea​​das

  • Implementação do RGPD nos Portais do Agrupamento e Plataforma Google Suite Educação - junho de 2018 - sem data final
  • Implementação de Videoprojetores e sensores SmartMarker (quadros interativos) em salas do Centro Escolar

Situações ine​speradas

 

  • Assunto: Anomalia no swicth 1 do bastidor 3 - escola sede - pavilhão III
  • Entregue ao elemento PTE:  Equipa TIC
  • Descrição: O switch 1 do bastidor 3 - escola sede - pavilhão III, queimou as portas, deixando o pavilhão sem rede.
  • Data: 18/07/2018
  • Hora de início: 17:00h
  • Hora de resolução estimada: 24h
  • Ponto de Situação: Aguardamos a substituição do equipamento por parte do NSO - PT Empresas

  • Assunto: Plataforma Classroom da Google Suite Educação não aceita vinculação em equipamentos móveis
  • Entregue ao elemento PTE:  Equipa TIC / Administrador da Plataforma Google Suite Educação
  • Descrição: Desde início de maio de 2018, o Administrador da Plataforma Google Suite Educação removeu as permissões autorizadas em equipamentos móveis, pois os utilizadores ao vincular a conta do domínio avpa.pt, por questões de segurança o equipamento passará a ser gerido pelo administrador da própria plataforma por razões de segurança este poderá: limpar, formatar, fazer auditorias. Os utilizadores em vez de usarem contas pessoais na vinculação dos equipamentos móveis estavam a vincular com uma conta institucional num equipamento pessoal. O utilizador tem que aceitar Termos de Utilização, mas como sabemos ninguém faz a leitura na integra ou não entende o que está a ocorrer. Como os equipamentos são pessoais estamos a analisar a conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados e a necessidade de medidas corretivas e consentimentos.
    De qualquer forma a Plataforma Classroom está disponível via broswer.
  • Data: 02/06/2018
  • Hora de início: 09:00h
  • Hora de resolução estimada: Até ao ínicio do próximo ano letivo.
  • Ponto de Situação: Aguardamos esclarecimento da parte da Equipa de Proteção de Dados da Google Suite Educação e estamos a implementar medidas.

  • Assunto: Email institucional colocou as mensagens da Caixa de Entrada na Pasta de Lixo - recuperação de mensagens para a caixa de entrada
  • Entregue ao elemento PTE:  Equipa TIC / Administrador da Plataforma Google Suite Educação
  • Descrição: Verificamos que no dia 18 de junho 2018, as mensagens do email institucional Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. foram colocadas devido a erro desconhecido na Pasta de Lixo. O Utilizador do Email necessita de selecionar todas as mensagens que se encontravam na Caixa de Entrada e mover para a Caixa de Entrada de novo. Tem 30 dias a contar desde o dia 18 de junho de 2018 para efetuar este procedimento, após esta data as mensagens da Pasta Lixo são eliminadas automaticamente. Até ao momento não houve perda de qualquer informação. A Equipa TIC não tem qualquer responsabilidade e comunicou a anomalia e procedimento de correção, enviando um email para todos os utilizadores com carácter de urgência. Interveio junto dos responsáveis dos email's dos serviços para a recuperação imediata. Aguardamos esclarecimentos da Google.
  • Data: 18/06/2018
  • Hora de início: 09:00h
  • Hora de resolução estimada: Os email's dos serviços foram corrigidos imediatamente junto dos responsáveis. Os restantes utilizadores, alunos, docente, colaboradores, serviços não importantes depende exclusivamente dos próprios. Tem 30 dias a contar desde o dia 18 de junho de 2018.
  • Ponto de Situação: Em resolução. A aguardar esclarecimentos da Google. A aguardar pedidos de apoio dos utilizadores.

  • Assunto: Escola Básica e Secundária e Escola Pedras Salgadas com acesso à Internet muito lento
  • Entregue ao elemento PTE:  Equipa TIC
  • Descrição: Verificamos que pelo menos desde o dia 19 de abril, existe uma lentidão acentuada no acesso à Internet em todos os perfis/vlan de utilziadores. O problema é externo ao Agrupamento, sendo responsabilidade da FCCN. Não há data para a previsão da correção da anomalia.
  • Data: 20/04/2018
  • Hora de início: 09:00h
  • Hora de resolução estimada: 15h do dia 03 de maio de 2018
  • Ponto de Situação: Anomalia corrigida por parte da FCCN.

  • Assunto: Escola Básica e Secundária sem Internet
  • Entregue ao elemento PTE: Francisco Ramos e Diogo Mateus
  • Descrição: Indisponibilidade temporária dos serviços de Internet, devido a dano no transformador do router de acesso à Internet.
  • Data: 27/03/2018
  • Hora de início: 09:00h
  • Hora de resolução estimada: 16:45h
  • Ponto de Situação: A anomalia foi corrigida pelos técnicos da PT/NSO, tendo em conta que era responsabilidade dos mesmos. Caso encerrado.

Mais informações através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.ou nos gabinetes PTE

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